Um doador de sangue pode salvar até quatro vidas, afirma especialista
Uma boa resolução para o ano novo seria doar sangue, pois, segundo os hemocentros brasileiros, há sempre uma grande queda no número de doadores justamente na época em que aumenta o número de acidentes - no período das festas de final de ano até depois do carnaval. De acordo com o médico Laurie Sutor, pesquisador da Universidade do Sudoeste, nos EUA, "uma pessoa pode doar um pint (aproximadamente 473 ml) de sangue que pode salvar até quatro vidas". O sangue é necessário tanto para emergências quanto regularmente para casos de câncer, doença cardíaca e doença falciforme. "Doar sangue pode ser fácil, além do benefício emocional de saber que você está potencialmente ajudando a salvar diversas vidas", concluiu o especialista.
Escrito por Leandro Perché às 11h10
[ ]
[ envie esta mensagem ]
|
Redução de estômago reduz impotência sexual ligada à obesidade
A impotência sexual que comumente ocorre em homens muito obesos pode melhorar com a cirurgia de redução de estômago, segundo estudo publicado no Journal of the American College of Surgeons. Avaliando 97 obesos mórbidos que sofriam de disfunção sexual, pesquisadores americanos notaram que, após uma perda de peso significativa (2/3 do excesso de peso, em média) com a cirurgia de redução de estômago, os participantes apresentavam melhoras consideráveis na função sexual. Os autores destacam que os obesos mórbidos têm o mesmo grau de disfunção sexual de um homem não-obeso que têm 20 anos a mais; mas "a função sexual melhora substancialmente após a cirurgia de gastroplastia". Os especialistas pretendem, agora, avaliar a função sexual feminina e investigar os mecanismos da disfunção sexual relacionada à obesidade.
Escrito por Leandro Perché às 11h04
[ ]
[ envie esta mensagem ]
|
Bactéria pode ser nova arma contra a dengue, afirmam cientistas
Pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália, anunciaram a decoberta de que a bactéria Wolbachia pode reduzir a expectativa de vida e a fertilidade dos mosquitos portadores do vírus Aedes aegypti, podendo ajudar no combate à dengue. Em artigo publicado na edição deste mês da revista Science, os cientistas afirmam que uma versão modificada da bactéria se propaga com facilidade através de mosquitos criados em laboratório e reduz a expectativa de vida dos insetos pela metade. Além disso, a bactéria pode ser transmitida da fêmea para os filhotes; e os machos infectados sofrem alterações que fazem com que produzam filhotes só com fêmeas infectadas. Os autores destacam que esse pode ser um meio barato de erradicar o mosquito da dengue, porém mais estudos são necessários para investigar se a propagação seria bem sucedida fora do laboratório.
Escrito por Leandro Perché às 11h02
[ ]
[ envie esta mensagem ]
|
Beber moderadamente pode proteger contra Alzheimer, sugere pesquisa
O consumo moderado de bebidas alcoólicas pode reduzir os riscos de desenvolver doença de Alzheimer e outros problemas cognitivos, segundo estudo que será publicado na edição de fevereiro de 2009 da revista Alcoholism: Clinical and Experimental Research. Os pesquisadores da Universidade Loyola, nos EUA, examinaram 44 estudos sobre o assunto, e observaram que, em mais da metade, pessoas que bebiam vinho, cerveja e licor moderadamente (uma dose ou menos por dia para as mulheres, e uma ou duas doses para os homens) apresentavam menor risco de demência do que aqueles que não consumiam álcool. Os autores alertam para os perigos para a saúde do consumo excessivo de álcool, e destacam que há outras formas de reduzir os riscos de declínio cognitivo, incluindo exercícios, chá verde, e uma alimentação rica em frutas, hortaliças e cereais.
Escrito por Leandro Perché às 11h19
[ ]
[ envie esta mensagem ]
|
Redução de estômago pode reverter o diabetes em jovens obesos, diz estudo
A cirurgia de redução de estômago pode reverter o diabetes tipo 2 em adolescentes obesos, segundo estudo publicado na edição de janeiro da revista Pediatrics. De acordo com especialistas americanos, o número de jovens com diabetes tipo 2 aumentou mais de dez vezes nas últimas duas décadas, principalmente impulsionado pela epidemia de obesidade. No estudo, comparando 11 adolescentes com a condição que foram submetidos à cirurgia bariátrica com 67 que não fizeram a redução de estômago, os pesquisadores notaram que, além de terem a perda de peso esperada, reduzindo em 34% o índice de massa corporal, os jovens que passaram pelo procedimento tiveram queda de 41% na glicose de jejum e de 81% nos níveis da insulina de jejum, o que seria responsável por uma melhora no diabetes. Esses pacientes apresentaram também melhora na pressão e no colesterol, complementando a melhora na saúde metabólica. Mais estudos são necessários.
Escrito por Leandro Perché às 10h59
[ ]
[ envie esta mensagem ]
|
Estudo liga aditivo comum em alimentos ao câncer de pulmão
Um estudo da Universidade Nacional de Seul, na Coréia do Sul, indica que um aditivo comum em alimentos processados, incluindo carnes, queijos, bebidas e biscoitos industrializados, pode alimentar tumores do pulmão acelerando seu crescimento. Em testes com ratos, os pesquisadores descobriram que o consumo excessivo de fosfatos inorgânicos estimula o desenvolvimento do câncer de pulmão. Esse composto afetaria o gene Akt, envolvido nesse câncer e suprimiria outro que retarda o desenvolvimento de tumores. Os especialistas destacam que os fosfatos são importantes para a nutrição humana, mas é possível que alguns estejam exagerando, consumindo mais de mil miligramas por dia. E os resultados do estudo indicam que restringir esses componentes da dieta pode ajudar na prevenção e no tratamento do câncer de pulmão. Porém, estudos clínicos em humanos são necessários para confirmação.
Escrito por Leandro Perché às 10h50
[ ]
[ envie esta mensagem ]
|
Tangerinas podem ajudar a reduzir gordura corporal, sugere estudo
Um estudo recente da Administração do Desenvolvimento Rural, órgão governamental da Coréia do Sul, indica que as tangerinas podem ajudar a reduzir a gordura abdominal e a localizada em torno do fígado, segundo reportagem do jornal coreano Chosun. Avaliando estudantes do ensino fundamental que eram muito obesos, os pesquisadores descobriram que os 30 participantes que consumiram uma bebida à base da fruta e se exercitaram regularmente por dois meses perderam, em média, 1,5% da gordura corporal, o que não foi conseguido por aqueles que apenas se exercitaram. Além disso, testes com ratos teriam indicado que os animais injetados com um concentrado de tangerina por dois meses teriam 59% menos gordura abdominal e seriam 45% mais leves. E, em ratos com "fígado gorduroso", o mesmo procedimento teria ajudado a recuperar o órgão. Eles estão, agora, tentando desenvolver uma bebida de tangerina para prevenção da obesidade.
Escrito por Leandro Perché às 11h56
[ ]
[ envie esta mensagem ]
|
Mesmo em moderação, beber aumenta risco de câncer, alertam especialistas
Nas festas de final de ano, o ideal é trocar as bebidas alcoólicas por outras opções para reduzir os riscos de câncer, segundo especialistas do World Cancer Research Fund, na Grã-Bretanha. De acordo com a oncologista Rachel Thompson, porta-voz da entidade, enquanto alguns estudos sugerem que o consumo moderado de álcool, principalmente de vinho, pode reduzir a doença cardíaca, essa mesma quantidade de álcool consumida todos os dias aumenta os riscos de desenvolver câncer no fígado e no intestino. Os especialistas estimam que, mesmo em moderação, o álcool pode danificar o DNA, aumentando os riscos de câncer em até 20%. Na Grã-Bretanha, cerca de 36,5 mil pessoas são diagnosticadas com câncer no intestino e 3 mil com câncer hepático todos os anos. E é estimado que 10 milhões de britânicos bebem em níveis "perigosos".
Escrito por Leandro Perché às 11h45
[ ]
[ envie esta mensagem ]
|
Acupuntura pode ajudar a aliviar dores pélvicas em gestantes
A acupuntura tradicional e a sham (sem a penetração de agulhas) podem ajudar a aliviar a dor pélvica em mulheres grávidas, segundo estudo publicado na revista BJOG International. De acordo com especialistas, cerca de 30% das gestantes sofre dores pélvicas, que é uma das principais causas de incapacidade e afastamento do trabalho durante a gestação. Avaliando 115 gestantes com dores pélvicas, os pesquisadores observaram que oito semanas de tratamento tanto com a acupuntura genuína, quanto com a "falsa" reduzia as dores das participantes. Segundo os autores, mesmo a terapia que não envolve penetração na pele pode ser considerada um estímulo sensorial pelo toque, ativando fibras nervosas; isso explicaria porque a "falsa" acupuntura também induziria respostas fisiológicas, reduzindo o desconforto. Porém mais mulheres que fizeram a acupuntura verdadeira permaneceram trabalhando e realizando as tarefas diárias.
Escrito por Leandro Perché às 11h41
[ ]
[ envie esta mensagem ]
|
Um ano após infarto, 20% ainda apresentam dor no peito, indica estudo
Uma a cada cinco pessoas que sofrem um ataque cardíaco continua a sentir dores no peito um ano após o infarto, segundo estudo liderado pela Universidade do Colorado. Avaliando quase dois mil pacientes, os pesquisadores descobriram que, um ano após o evento, 19,9% ainda apresentavam angina, com 1,2% afirmando sentir as dores todos os dias. Os grupos mais propensos à angina seriam homens jovens com marca-passos, homens fumantes ou com sintomas de depressão. De acordo com os autores, em artigo publicado no Archives of Internal Medicine, os resultados podem ajudar os médicos a identificar e monitorar os pacientes em risco, ajudando esses pacientes a melhorar sua qualidade de vida e a saúde do coração ao aliviar ou prevenir a angina.
Escrito por Leandro Perché às 11h32
[ ]
[ envie esta mensagem ]
|
|

|
|

|